LOGO GIRÃO.png

CENTRO ESPÍRITA "MANOEL AUGUTO GIRÃO"

FUNDADO EM 17/10/1959

NOSSA HISTÓRIA

 

Descrevemos de forma sintética um pouco da nossa história , para que você conheça os trabalhos e conquistas de pessoas de vontade e propósitos bem definidos que até os dias de hoje cuidam do CEMAG , com muito carinho e respeito para que todos sintam-se acolhidos pelos braços da fraternidade , caridade e lealdade aos postolados espírita.

 

No dia 17 de outubro de 1959, à Rua Aquilino Pacheco nº 1135, às 20hs, reuniu-se um grupo de pessoas Espiritas, de Piracicaba, com o fim de estudar as bases provisórias de uma associação de cunho essencialmente espirita. Tendo presidido os trabalhos, o confrade Hercules Travalini e sendo o secretário o Sr. Ismael Couto. Depois de várias trocas de ideias e de uma belíssima prece de abertura, proferida pelo confrade Calil Chadad, foi definitivamente declarada fundada a Associação, objetivo dessa reunião, a qual recebeu por aclamação a denominação de: Centro de Amor e Caridade ”Manoel Augusto Girão”.

A seguir foi nomeada uma comissão composta dos confrades: Leandro Guerrine, Hercules Travalini e Ismael Couto, para tratar da elaboração dos Estatutos Sociais.

Logo após o Sr. Manoel Augusto Girão, firmou o seu propósito anterior da magnífica oferta de um terreno, à Rua Aquilino Pacheco entre as Ruas: XV de novembro e Otávio Teixeira Mendes, para nele ser construída a sede social da Entidade. A transação seria positivada, logo que os estatutos fossem legalizados oficialmente.

Também fora escolhida nessa reunião, por aclamação uma diretoria provisória, para reger os destinos da Sociedade, que após a aprovação dos estatutos, no dia 07 de novembro de 1959, foi aclamado que essa diretoria permanecesse até dia 31 de dezembro daquele ano.

Por aclamação geral e como homenagem à sua excelente iniciativa no amparo a esta associação, foi adjudicado o título de Presidente de Honra ao confrade Manuel Augusto Girão, sendo esta decisão dos presentes, recebida com uma salva de palmas.

No dia 24 de janeiro de 1960, foi eleita a primeira diretoria oficial da Sociedade, sendo eleito Presidente, o Sr. Calil Chadad, que permaneceu até 1966.

Nesse período, foi construído o prédio próprio, pois no começo os trabalhos eram realizados em uma garagem, onde ficaram oito meses, até construir o centro para abrigo dos irmãos em companhia dos mentores Espirituais. Ajudados pelo alto, conseguimos no prazo de um ano, inaugurar esta casa, em terreno doado pelo irmão Manuel Augusto Girão.

Neste mesmo período, passado algum tempo da inauguração, surgiu a ideia da doação aos irmãos menos favorecidos, de um prato de sopa. Sendo criado o departamento de Assistência “Adelaide Correa Girão”, nome este, em homenagem a este Benemérito Casal Girão, que mais uma vez nos doou o terreno.

Assim graças a Deus tudo foi conseguido. Achamos sempre facilidade em tudo, pois nossos mentores nos ajudaram.   

Essas foram as palavras do então Presidente Calil Chadad.

No período de 1967 a 1969, foi eleito presidente o Sr. Ismael Couto.

Neste período, eram distribuídos a irmão  menos favorecidos, cerca de 300 pratos de sopa diariamente, em sete anos ininterruptos, segundo o tesoureiro, Ruy Azevedo, teve início também, o curso de corte e costura, o dentista Dr. João Gatti, realizou voluntariamente nesse período, atendimento dentário gratuito. Houve um atendimento até 1969 de 29.273 pessoas no departamento de Assistência Social, pessoas que jantavam diariamente, exceto aos domingos e feriados.  

Em janeiro de 1970, foi eleito para presidente, o Sr. Pedro Garcia Tejeda, até 1971.

Em janeiro de 1972, foi eleito o Sr. João Albino Neto, que permaneceu até 1977.

Em julho de 1972, em assembleia geral extraordinária, conforme regia no Estatuto, resolveram os associados mudar a denominação do Centro Amor e Caridade “Manuel Augusto Girão”, para Centro Espirita “Manuel Augusto Girão”. Também foi alterado o artigo 4 do estatuto, “Departamento de Assistência aos Necessitados”, que passou a chamar-se: “Obras Sociais do Centro Espirita “Manuel Augusto Girão”.

Neste departamento funcionava a Creche, do Centro Espirita “Manoel Augusto Girão”.

Em 22 de novembro de 1975, foi aprovada em assembleia geral extraordinária, a inclusão no artigo 4 do estatuto, que o Centro Espirita “Manoel Augusto Girão”, criou e vem mantendo em dependência anexa, a Creche “Manoel Augusto Girão”.

Em fevereiro de 1978, foi eleito presidente o Sr. Antonio Cardinali até 1979.

Em março de 1980, o Sr. João Albino Neto, foi eleito, novamente até 1981.

Em março de 1982, o Sr. Silvio Redondo foi eleito, permanecendo até 1988.

De março de 1988 a 1994, foi eleito, o Sr. Luiz Claudionor Penatti.

Em assembleia geral ordinária, abril de 1994, foi eleito o Sr. Hélio Braga, que permaneceu até 2007.

Para o período de, 2007 a 2013, foi eleito o Sr. Carlos Augusto Chorilli.

Para o período de 2013 a 2016, foi eleito o Sr. Antônio Orlando Barbosa, sendo reeleito até 2019.

Com início em 2013 e finalizando em 2015, a sede social do Centro Espirita “Manoel Augusto Girão”, passou por uma reforma, adequando suas instalações, para as atividades da casa.

Hoje, o Centro Espirita Manoel Augusto Girão, é mantido pelo seu quadro associativo e abriga no centro, cursos, palestras, fluidoterapia, simpósios , seminários e evangelização Infantil, tudo voltado aos objetivos de origem ou seja: O Amor Cristão segundo a base da codificação espírita.

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GALERIA DE EX-PRESIDENTES DO CEMAG

0009.png